FIFA 11
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Desenvolvedor: Electronic Arts Canada
Distribuidor: Electronic Arts Sports
Gênero: Esporte
Demonstração: 16 de Setembro de 2010
Lançamento: 28 de Setembro de 2010
Plataforma: Xbox 360 , PC , PlayStation 3 , PSP , Wii , DS
Distribuidor: Electronic Arts Sports
Gênero: Esporte
Demonstração: 16 de Setembro de 2010
Lançamento: 28 de Setembro de 2010
Plataforma: Xbox 360 , PC , PlayStation 3 , PSP , Wii , DS
A cada edição das famosas franquias de
futebol (FIFA e Pro Evolution Soccer), os desenvolvedores tentam
apresentar novidades marcantes, muitas delas aparecendo como
modificadores da jogabilidade. No que diz respeito à série da Electronic
Arts, espera-se que a versão 2011 — que, como manda a tradição, será
lançada ainda em 2010 — realmente cause impacto.
Quer um exemplo de novidade? Em FIFA 11, o
jogador deve ter cuidado na realização de um passe, tanto na força
quanto na direção. Muita força resulta em problemas para quem recebe a
bola, e pouca força quase sempre acaba em interceptação por parte do
adversário. Enviar a bola de um esportista a outro, portanto, não será
tão fácil quanto nos games anteriores.
"FIFA 11" conta com gráficos
melhores graças ao motor remodelado, áudio customizável e inteligência
artificial de última geração que tenta simular o raciocínio dosatletas.
Em resposta às reclamações dos jogadores
sobre o que foi apelidado de "passe de pinball" em "FIFA 10", a
companhia inventou o "passe profissional" para a versão desse ano,
permitindo que o usuário controle o peso de seus lançamentos. Isso
significa que é necessário levar em consideração a especialidade,
talento e forma física do atleta que estiver controlando - zagueiros,
por exemplo, estão menos aptos a acertarem bolas em lançamentos longos,
salvo por raras exceções. Aliás, o passe e efeito na bola são alguns dos
elementos que a Electronic Arts está dando especial atenção.
É sempre bom reforçar isto: outra grande
novidade da nova edição é a expressão da personalidade de cada um dos
atletas. Espera-se que fique visível o comportamento de cada jogador em
relação ao que ocorre com o esportista na vida real. Será mais dinâmico
controlar alguém ágil em campo do que comandar um atleta mais lento.
Quanto à inteligência artificial
dos jogadores, a empresa promete mudanças consideráveis. Entre elas está
a "personalidade" do atleta na tecnologia batizada de Personality+, o
que significa que o comportamento dos maiores craques reais é melhor
refletido nos campos virtuais. Um time internacional de jornalistas,
olheiros e especialistas em futebol foi escalado para dar 36 atributos e
57 características a cada astro do game e manter tudo atualizado
através de updates posteriores. Cada jogador agora possui uma
configuração pré-definida de ataque e defesa, o que sugere que jogadores
como o lateral Daniel Alves corram a toda para o ataque e voltem mais
lentamente para a defesa, enquanto atacantes como Luis Fabiano raramente
se envolvam na marcação. Ainda de acordo com as personalidades de suas
contrapartes reais, é possível notar, por exemplo, que os argentinos
Tevez e Messi tentam dribles curtos para vencer zagueiros enquanto
Drogba e Adriano se valem mais de sua força física.
Isso vale também para a representação gráfica dos indivíduos. Pelo menos
a base corporal da maior parte dos jogadores presentes no título deverá
corresponder ao físico real desses esportistas. Assim, ficará fácil
saber quem é quem no gramado.
Outro ponto já comentado por muitos críticos é a melhoria da inteligência artificial. Quando a IA está no controle dos adversários, cuidado: os oponentes têm a possibilidade de aprender diferentes movimentos e aplicá-los em momentos oportunos.
Outro ponto já comentado por muitos críticos é a melhoria da inteligência artificial. Quando a IA está no controle dos adversários, cuidado: os oponentes têm a possibilidade de aprender diferentes movimentos e aplicá-los em momentos oportunos.
A parte visual de "FIFA" também
ganha adições para torná-la ainda mais fiel, oferecendo dez moldes de
corpo nessa versão, contra três da edição anterior, incluindo alguns
biotipos incomuns como o de Peter Crouch, o magro e grandalhão atacante
da seleção inglesa (ele mede 2,01m).
Já no Theater Mode, você pode
guardar, visualizar e até mesmo efetuar o upload de replays das
partidas. Além disso, outro aspecto que aproxima bastante o gamer da
experiência é a personalização da trilha sonora e a criação de temas
musicais para o time escolhido. Pois é, existe a chance de importar um
arquivo de áudio diretamente para o game.
É claro que o maior desafio está no modo Career.
O jogador pode seguir carreira como um técnico (Manager Mode), como um
atleta (Be a Pro) ou controlando uma equipe, agora com a mais nova
novidade, é possível controlar goleiros, com o novo Be a Goalkeeper.
Em vez de acompanhar o avanço jogo a jogo, é possível visualizar o progresso do time dia após dia.
Em vez de acompanhar o avanço jogo a jogo, é possível visualizar o progresso do time dia após dia.
Os novos dados fornecidos pelo site
GameSpot indicam que os resultados das partidas individuais deverão ser
mais “precisos e realistas”. Dessa forma, ficará mais interessante
participar das atividades de um técnico de futebol. Por fim, a interface
também foi revigorada para que seja mais fácil lidar com as informações
conforme o andamento da temporada.
Com o Creation Center, você poderá
criar uma equipe do zero através de um navegador web. Mesmo não sendo
incrivelmente detalhado, esse sistema promete oferecer a personalização
de nomes, logomarcas, atributos individuais e outras características do
time. A EA ainda afirmou que haverá uma opção de download (com base na
classificação dos usuários) e upload dessas equipes criadas pelos
gamers.
Por fim, uma novidade muito interessante: agora é possível gravar gritos de torcida
e disponibilizá-los online para serem usados durante as partidas. É
possível também selecionar músicas específicas da trilha ou trechos
customizados para tocarem nos menus, ou quando determinadas equipes
entram em campo ou marcam um gol. Também foi incluída a possibilidade de
salvar replays no disco rígido do videogame.
FIFA 11 — ou FIFA Soccer 11 —Estará disponível para às plataformas PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable (PSP), Xbox 360, Nintendo DS e Nintendo Wii no dia 28 de setembro deste ano.
FIFA 11 — ou FIFA Soccer 11 —Estará disponível para às plataformas PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable (PSP), Xbox 360, Nintendo DS e Nintendo Wii no dia 28 de setembro deste ano.
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